Proposta Pedagógica

O Curso Apogeu possui uma proposta que busca desenvolvimento entendimento e compreensão de práticas pedagógicas as quais possam gerar para os alunos, educadores e famílias reflexões que possibilitem a mudança de postura diante das exigências do atual processo educacional, sugerindo um trabalho com a diversidade na construção coletiva do conhecimento.

Estabelecer a interdisciplinaridade dos conteúdos, na busca constante de relações entre as áreas do conhecimento nas quais o trabalho escolar desenvolve-se amplamente, ultrapassando a memorização de conteúdos.

Para isto ocorrer, o Curso Apogeu elege como principais princípios:

  • a educação é um processo de formação integral da pessoa, no qual é chamada a ser, a fazer e a participar;
  • o Curso é lugar privilegiado para a construção de conhecimentos, para o desenvolvimento de habilidades e para a formação de atitudes.
  • o eixo do trabalho educativo é o desenvolvimento das competências do aluno;
  • os conteúdos curriculares não têm um fim em si mesmos, mas são meios de aquisição e desenvolvimento dessas capacidades;
  • as aprendizagens fundamentais são: aquisição e domínio dos instrumentos do conhecimento, desenvolvimento das habilidades e combinação da competência técnica com a social, cooperação, integração e participação nos projetos e atividades comuns e aprender a ser.